Verão!


Esta época traz o que de melhor a terra nos oferece. Os pratos enchem-se até acima de cor e sabor. A qualquer hora do dia apetece uma fruta fresca e o seu odor percorre a casa, convidando-nos a provar ameixas, nectarinas e meloas maduras até ficarmos de barriga cheia. As saladas são generosas, com tantos ingredientes que nos esquecemos de os contar: beldroegas, alface, espinafres, tomate, pepino, beterraba, aipo... As sopas comem-se frias, as sobremesas são leves e os lanches compõem-se de sumos ou gelados de banana e morango salpicados com sésamo. De tudo o que o verão nos traz - a sandália no pé, os raios do sol a bater nas costas ao fim da tarde, a pele bronzeada, os vestidos leves, o cheiro a maresia... -, sem dúvida que a comida ocupa um lugar de destaque e deixa saudades para o resto do ano.

No entanto, e por mais que tente evitar, há aquelas alturas em que inevitavelmente me apetece algo mais reconfortante e lá vou eu ligar o forno. Embora esteja a guardar o meu plafond da electricidade para os consumos do ar condicionado, há aquelas receitas irresistíveis que não podemos deixar para mais tarde, até porque o que valoriza esta tarte são precisamente os legumes coloridos de verão. E por 20 minutos no forno, acho que fiz muito bem em roubar esta receita à Maria João...



Tarte de chèvre e legumes

~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Ponto de Rebuçado

1 embalagem de massa folhada retangular 
1 cebola
1 curgete
1 beringela
1 tomate
1 chèvre
azeitonas pretas
sal e pimenta qb
sementes de sésamo
azeite

Ligar o forno nos 180º. Com a ajuda de uma mandolina, cortar todos os legumes em fatias finas, excepto o tomate. Cortar também o chèvre em rodelas e desencaroçar as azeitonas, partindo-as em pedaços pequenos. Estender a massa sobre papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno  Com uma faca, marcar uma moldura nas margens ao redor, sem cortar até ao final. Picar o centro da massa com um garfo. Colocar os legumes intercalados por cima da massa folhada, regar com um fio de azeite, temperar com sal e pimenta e salpicar com sementes de sésamo recheio. Levar ao forno cerca de 20m ou até que esteja dourada. 






Comments

  1. Eu acho que fizeste lindamente. 20 min de forno é coisa pra nem se notar na temperatura ambiente atual e essa tarte ficou maravilhosa! Adoro estas tartes de legumes com queijo de cabra... Obrigada por ires roubar inspiração ao ponto! ;)
    Beijo grande!

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim, 20m é na boa! quando estava aquele calor infernal, só mesmo saladas e comidas frias cá em casa, nem me atrevia a ligar o forno. o teu ponto é sempre uma inspiração, nem fazes ideia a quantidade de receitas que já adaptei e nem acabaram aqui! beijinhos ;)

      Delete

Post a Comment

Popular Posts