Já estamos quase no Natal... e umas trufas saudáveis.



É incrível como este ano está a passar depressa! Ainda há dias estava a refilar do calor e agora já sinto que devo começar a escrever sobre o Natal. Não me recordo de um ano que tenha passado tão rapidamente... Este teve o seu quê de peculiar após a minha decisão de me concentrar única e exclusivamente na finalização da tese de doutoramento. A maior parte do tempo passei-a em casa, muitas vezes em frente ao computador, outras tantas em frente aos tachos. O resto da energia concentrou-se na gestão da diabetes do meu gato, que pelos vistos há-de continuar um mistério em termos de doses de insulina ideais, hiper e hipoglicémias. 


Não vi o ano passar como os anteriores. Senti as estações na roupa que punha e tirava do corpo dentro de casa. Nas refeições mais ou menos quentes que se confeccionaram por aqui. Na utilização do forno ou, em alternativa, do ar condicionado. Foi um ano de reflexão, de observação e de ajuste a novas realidades, mas não foi um ano de participação activa. Pode parecer estranho que esteja já a reflectir num balanço, mas a um mês do final do ano não deve haver muitas mais surpresas. Ou assim espero que este ano foram mais sobressaltos do que propriamente prazeres inesperados, isto claro, se descontarmos o nascimento do meu sobrinho mais novo, o facto do meu marido ter deixado finalmente de fumar e, obviamente, o golo do Eder que fez de todos nós campeões europeus.

A receita de hoje é novamente apresentada com o auxílio da Yammi 2. Aqui a sua actuação não é omnipresente, mas determinante porque, sendo um robot de cozinha muito potente, permitiu que estas trufas de grão de bico ficassem trituradas na perfeição. Sugiro que as experimentem para um snack a meio da tarde sem grandes picos glicémicos. Ao contrário do meu gato, claro.


Trufas de grão de bico

~ Ingredientes ~

1 cup de grão de bico cozido
1/2 colher de sopa de óleo de côco
6 figos secos
1 colher de sopa de cacau + 1/2 colher de sopa para envolver


Colocar todos os ingredientes na Yammi 2. Programar 20s/Vel7. Baixar os ingredientes com a espátula. Repetir até homogeneizar completamente. Fazer bolinhas com as mãos e envolvê-las no cacau. Levar ao frigorífico até que as trufas estejam rijas.

* Quem não tiver Yammi pode sempre utilizar um robot de cozinha ou liquidificadora potente para triturar os ingredientes. 

Tempo de preparação: 15m
Dificuldade: fácil
Serve 4 (cerca de 8 trufas, consoante o tamanho).



Comments

  1. Que boas que devem ser! Tenho que experimentar! Fazem-me lembrar o bolo de grão e chocolate que já não faço há montes de tempo! Ao contrário de ti, este ano para mim passou devagar, com tanta coisa a acontecer! Realmente a vivência do passar do tempo é incrivelmente subjetiva.

    ReplyDelete
    Replies
    1. o teu ano também mereceu um belíssimo presente, não admira que tenhas desfrutado de cada momento ;)
      curiosamente o grão de bico é um ingrediente bastante versátil e tanto dá para receitas salgadas deliciosas (húmus, falafel...) como para estas combinações mais doces. também já fiz tartes com base de grão de bico e cá em casa adorámos e vi recentemente uma espécie de doce de leite à base de grão que tinha um aspecto delicioso!

      Delete
  2. Na vida há sempre um ano ou outro assim. Eu digo que são anos de paus. Pausa para reflectir, para rever, para traçar objectivos. Apesar de às vezes serem difíceis, fazem falta. De vez em quando é preciso parar, corremos demasiado!
    Adoro grão de bico nas sobremesas, principalmente em trufas, ficam super cremosas!
    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. não conhecia essa expressão, mas sem dúvida que se adequa. tem sido mesmo um ano de paus. não que os outros sejam mares de rosas, mas este envolveu um esforço extra para alcançar objectivos e está a sair-me do pêlo...
      e eu que não tinha dado conta que tinhas umas trufas tão boas com grão de bico também no teu livro, que eu adoro? foi a patrícia que me chamou à atenção. sem dúvida que directa ou indirectamente és sempre uma inspiração para mim!
      beijinhos e boa semana

      Delete
  3. Os meus últimos 3 anos passaram a voar e este último, então, está a escandalizar-me. Estas receitas têm sempre um aspecto do caraças, não dá para mandar entregar? ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. realmente se olhar para trás desde que voltei para Portugal q os anos também passaram por mim e eu não por eles... a nossa percepção do tempo varia tanto consoante os acontecimentos que nos marcam!
      obrigada, vou pensar na tua ideia de inaugurar o negócio "limited edition, o catering"! ;)

      Delete

Post a Comment

Popular Posts