Trufas de cacau e amendoim #3.


Um dos aspectos que considero mais importantes quando se pretende adoptar uma vida saudável e equilibrada - e não me refiro apenas à alimentação - prende-se com a informação. Não é por acaso que coloquei este ponto no topo dos meus 10 mandamentos para uma vida (relativamente mais) saudável. Eu acredito e hei-de morrer a acreditar que informação é poder. Não sabermos equivale a delegar esse poder na mão de terceiros e deixar que eles decidam por nós. Isso comigo não resulta. Claro que ter acesso a informação implica tempo e investigação, mas sempre que alguém me diz que não tem disponibilidade, que a correria diária as impede de ter um pequeno almoço nutritivo ou de tirar alguns minutos para fazer exercício, penso na lista de prioridades de quem se queixa disto e de não se alimentar correctamente. Não percebo também porque as pessoas perdem tanto tempo a lamentar-se e tão pouco a agir, sendo que o gasto de energia é igual, mas pronto. O meu tempo também não é ilimitado, tenho responsabilidades e obrigações, mas a maneira como o organizo determina aquilo que valorizo. Caso contrário, pagarei as devidas consequências, hoje e no futuro. Informação e organização, o duo maravilha. E não sermos demasiado duros nem nos levarmos demasiado a sério ajuda também a que cheguemos ao fim do dia um nadinha menos neuróticos.

Hoje a Joana do Entre Tachos e Sabores traz-nos uma lição nesse sentido. Quando sentiu a sua saúde fraquejar, em vez de enveredar pelo caminho mais fácil, optou por se informar. E foi aí que começou a sua mudança. Com isto não quer dizer que não tenha consultado médicos e feito os exames requeridos. Acho que este é um princípio básico para qualquer terapia, recorrer aos profissionais adequados. Mas ao mesmo tempo em que recorria à medicina, a Joana também procurou informar-se, tendo adoptado consequentemente uma perspectiva da vida mais integral, em alguns aspectos oposta à que lhe estava a ser fornecida. Ao percorrer esse caminho a sua vida alterou-se para melhor porque olhou para o problema não se focando apenas no sintoma, mas na rede de causas que contribuem para um estado de doença.

Por isso, se se identificam com a história da Joana - eu sei que sim, e não apenas na parte dos gatos - e acreditam que a alimentação é um dos pilares importantes para termos uma vida mais equilibrada, natural e informada, passem pelo Entre Tachos e Sabores e deliciem-se com estas trufas de cacau e amendoim, ideais para um snack da tarde, especialmente indicadas para quem tem vidas atarefadas e quer o máximo de nutrientes no mínimo de espaço. 


Se quiserem também participar neste desafio poderão fazê-lo. Enviem-me um email para lim.edition2012@gmail.com e guardo-vos um espaço no calendário. Se reproduzirem nas vossas cozinhas alguma das propostas aqui apresentadas, utilizem o #desafioreceitasaudável e partilhem connosco as vossas versões e interpretações para que todos possamos contribuir para um estilo de vida mais saudável que passa pela comida, mas não se esgota nela.


Comments

  1. Adoro essas gulodices. Já comia uma.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/um-mes-com-mafalda-pinto-leite-e-uma.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. experimenta a receita e diz-nos se gostaste.

      Delete

Post a Comment

Popular Posts