Chili vegetariano e uma visita ao Festival do Chocolate de Óbidos.


Este ano o meu dia de anos reservou-me uma excelente surpresa: um convite para cozinhar no Festival do Chocolate de Óbidos! Desde o momento em que fui contactada até ter pisado aquele palco senti uma enorme responsabilidade em levar o que acredito ser uma alimentação equilibrada às várias pessoas que assistiram ao showcooking (acho que o termo técnico para esse sentimento é "borboletas na barriga")Acima de tudo, acredito que esta deve ser uma alimentação que proporcione prazer e não neurótica, obcecada em contar calorias ou malefícios. Baseada na escolha de ingredientes completos, ricos do ponto de vista nutricional e que nos tragam benefícios ao corpo e à mente, não vejo como esta alimentação não possa ser simultaneamente saudável e deliciosa. E que poderia ser mais agradável ao paladar do que receitas baseadas em chocolate?! Também aqui tive o cuidado em escolher os melhores ingredientes, fugir às gorduras animais, ao açúcar refinado e privilegiando opções biológicas. Se é assim que o faço cá em casa, porque razão haveria de fazer diferente noutro lugar? 

Esta minha primeira experiência a partilhar o que gosto de fazer não poderia ter corrido melhor. A equipa de Óbidos, sempre simpática e prestável, ajudou-me a descontrair, a proporcionar momentos divertidos à assistência, mas também a cozinhar duas receitas: um chili vegetariano e uma banana split saudável. Em ambas o chocolate reinou, mas sem se sobrepor ao sabor dos outros ingredientes. Tendo em conta a velocidade a que desapareceram da mesa, acredito que não ficou ninguém desagradado nem maldisposto e espero que quem teve a oportunidade de provar se sinta motivado a procurar cada vez mais alternativas vegetais para cozinhar com saúde e com sabor.

Para vos ajudar nessa demanda deixo-vos aqui uma das receitas que estendeu a minha pequena cozinha à vossa companhia e que aproveito para partilhar com quem não teve a oportunidade de lá estar. Que este chili inspire muitos outros a perceber que o chocolate não tem de ser um pecado para a gula. Pecado é não provar e não aproveitar a vida. 




Chili vegetariano rápido com chocolate e cacau

~ Ingredientes ~

1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá coentros moídos
2 folhas de louro
1 colher de chá de paprika
1/2 colher de chá de canela
1 colher de chá de cacau em pó Origens Bio
1/2 colher de chá de pimenta cayena
1 cebola grande, picada
3 dentes de alho, picados
embalagem de tofu fumado Joya 
2 cenouras grandes, descascadas e cortadas em cubos pequenos
2 batatas doce médias, descascadas e cortadas em cubos pequenos
2 talos de aipo, picados
2 pimentos, cortados em cubos pequenos
2 latas pequenas de tomate em pedaços
2 latas grandes de feijão preto (em alternativa podem demolhar o feijão 24h e cozer)
1 lata grande de milho
coentros frescos, picados
2 quadrados de chocolate 80% cacau

Num tacho adicionar as especiarias e o cacau ao azeite já quente para que libertem as suas fragrâncias. Refogar a cebola e o alho. Adicionar o tofu fumado. Juntar a cenoura, a batata doce e deixar cozinhar 5m. Juntar o aipo e o pimento picado. Cozinhar mais 5m e depois adicionar o tomate. Reservar as latas. Deixar que os legumes cozam. Reduzir o lume, tapar o tacho quase completamente.Quando o líquido começar a evaporar colocar um pouco de água na lata do tomate e refrescar o chili.  Passados 15m verificar a cozedura e os temperos. Adicionar o feijão escorrido e lavado. Cozinhar mais 15m. Verificar se os legumes continuam duros ou se precisam de mais água. Adicionar o milho, também ele passado por água. Quando o chili estiver pronto colocar dois quadrados de chocolate negro, deixar absorver e envolver. Servir com nachos de milho, uma colher de iogurte por cima e coentros picados. 

Tempo de preparação: 60m
Dificuldade: fácil
Serve: 10

Comments

  1. Antes de mais muitos Parabéns por essa experiência fantástica! E depois...que fotos maravilhosas e apetitosas são estas?
    Claro que desapareceu com velocidade...com este aspecto! Gostava muito de provar. Parece-me excelente!!!!! Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Experimenta e depois diz-me se gostaste! Eu acho que a combinação do cacau com as especiarias resulta muito bem. O chili com chocolate é um clássico e gostei muito de levar ao festival uma receita salgada com este contraste de sabores. Beijinho

      Delete
  2. Mas que comidinha tão boa, bem que podia ser o meu jantar.
    Bom fim de semana

    ReplyDelete
  3. Que boa inspiração este chilli!
    Adoro com o cacau, e fiquei curiosa com o tofu fumado (nunca provei a versão fumada!). Que boa refeição, estes dias de chuva e frio pedem mesmo este tipo de conforto.
    E que bom que o teu dia de anos foi assim tão feliz!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O tofu fumado ajudou a dar aquele toque dos enchidos, mas sem ter de recorrer à carne. Penso que ninguém estranhou e mesmo os mais cépticos gostaram do chili. Foi um dia muito feliz, sim! :)

      Delete

Post a Comment

Popular Posts