eu.


Durante muito tempo, neste blogue, não me apresentei. Talvez porque não soubesse a razão do próprio blogue existir ou porque queria que me conhecessem melhor publicação a publicação, tirando as vossas próprias ilações. Para dizer a verdade não saberia o que escrever se me perguntassem quem sou.

Posso confessar-vos que tenho 33 anos. Acrescento que tenho apenas 1 metro e 55 (sim, sou petite... ou meia leca, se preferirem). Gosto muito de cozinhar, mas acho que aí estou apenas a constatar o óbvio. Estou um bocado viciada em receitas, em comprar livros de culinária, em busca do prato ideal - se é que ele existe.

Para mim a cozinha tem um lado muito emocional, faz-me lembrar a minha Avó, a melhor cozinheira que alguma vez existiu. Podem imediatamente dar-me razão e ao mesmo tempo lamentar nunca terem provado um prato confeccionado por ela: os biscoitos de vinho do Porto, o pé-de-moleque, o bolo xadrez, os pirulitos, a dobrada com feijão, a moamba com pirão... A minha Avó coleccionou durante anos Teleculinárias e livros de receitas que corrigia ao lado: "aqui devem acrescentar-se mais 50g de açúcar...". Não tinha pudor em perguntar qual o segredo dos pratos que lhe eram servidos nos sítios para onde era convidada. Apontava as receitas num papel, mas nunca chegou a reunir todos estes rascunhos no livro que não tinha como dactilografar. Será que a minha Avó teria gostado de saber que venho a reunir e a preservar para sempre umas quantas receitas neste blogue?...

Adoro os meus gatos em particular e todos os animais no geral. Excepto abelhas porque tive uma reacção alérgica a uma picada e a partir daí, quando a abelha entra pela janela, eu fujo porta fora. Ou vice versa. Tenho dois cães que raramente vejo porque não moram comigo.

Gosto muito de ler, mas nem sempre me sobra o tempo nem a paciência, depois de um dia de trabalho onde os livros são sempre uma companhia constante. Ah sim, estou a escrever o doutoramento em Antropologia, essa história que parece nunca ter fim...

Gosto de escrever, gosto de partilhar, gosto de saborear a vida. Nem sempre encontrarão publicações com receitas por aqui. Às vezes encontram-me apenas a mim.

Este espaço deu-me a oportunidade não só de me reinventar, mas também de me conhecer. Cada palavra que escrevo não é apenas dirigida a vocês. Muitas delas estão cá para me ajudar a encontrar-me também.

Espero que me acompanhem nesta viagem.

Até lá chegarmos...

 Olá, eu sou a Maria Joana.


Comments

  1. Olá Maria,
    gostei de te conhecer um pouco mais.
    Revejo-me em alguns pontos do teu texto e tal como a tua avó, também tenho centenas de revistas culinárias e escrevo ao lado as notas de alterações a fazer :)e adoro moanba com pirão :)
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete
  2. Olá Maria,
    Também sou uma meia leca de 1,55m, apaixonada pela cozinha e sempre à procura de conseguir reproduzir aquela recordação dos cheiros e sabores dos cozinhados da minha avó. O meu Sabores também é uma tentativa de reproduir as receitas da minha infância.
    Adorei conhecer um pouco mais de ti.
    Bjnhos e um fds fabuloso.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Tens mesmo um fã!! :)
    Sem querer massacrar os comentários com apresentações, deixo o link, onde podes ver ( a também recente) apresentação mais "séria" :)
    http://minutoscomostachos.blogspot.pt/2013/10/dois-mundos-e-um-obrigado.html

    ReplyDelete
  4. Caí aqui na tua Limited Edition, por causa do prémio do Food With a Meaning e já dei um breve "passeio" por ele. Gostei imenso de te conhecer. Eu Já sou avó, mas tal como tu, tenho a mesma paixão pela Culinária e pela escrita e muitas recordações da cozinha da minha infância. Espero que já tenhas terminado de escrever a Tese (essa Sopa que, quanto mais depressa fizeres, mais depressa te vês livre) ! Felicidades. Bjs. Bombom

    ReplyDelete
  5. Olá Maria, aqui estou depois de me teres criado expectativa e interesse de cada vez que recebo os teus posts!
    Aguças-te-me a curiosidade vou continuar a seguir-te com mais atenção.
    Parabéns, acho que fazes a diferencia!
    bjs
    Mariana

    ReplyDelete
  6. Você se expressa muito bem , parece literatura nos detalhes, nas idéias, gostei de ter lido, estava só procurando informações sobre o medicamento revange. Você é portuguesa?

    ReplyDelete
  7. Olá Maria!!
    Adorei a apresentação e a forma como se expressa!!

    Beijinhos
    Receitas em Família

    ReplyDelete
  8. Vim espreitar um pouco mais de ti e se te anima, fica a saber que eu tenho 1,51 e isso nunca me impediu de ser tão grande quanto as calmeironas ;)

    ReplyDelete
  9. Acho que ainda não tinha lido esta tua apresentação. E gostei tanto!!
    Gostei de te encontrar a ti :) um beijinho.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts